Autor: Admin
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
0 comentário
O Processo Industrial de Petróleo e Gás tem como base o refino e a produção dos derivados de petróleo e gás.
A base de conhecimentos na área de processo industrial esta focado em instrumentação industrial, conhecimentos científicos, tecnológicos na área de mecânica. Desta forma Possibilitando a compreensão do processo produtivo, especificamente nos processos industriais da área de Petróleo e Gás. Os ciclos tecnológicos tem como principalmente meta inter-relacionar as atualidade dos requisitos tecnológicos.
Áreas de Upstream (segmentos da exploração e produção), Downstream (segmentos do transporte, refino e distribuição) em Petróleo e Gás.
Os processos de refinação de petróleo, congregando temas como a natureza do petróleo, a terminologia usada na indústria, as unidades de medida, as características do petróleo bruto e seus destilados, os diagramas processuais “processo flor diagrams”, a destilação e a instrumentação. O tema central prende-se com a identificação, localização e descrição funcional de cada unidade de processo envolvida numa refinaria típica. As variáveis de operação, a interação entre rendimentos e produtos finais de acordo com as bases econômicas associadas à refinação de petróleo e ao impacto da recente legislação ambiental.
O Petroleo é a aubstância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.
Acredita-se que o petróleo tenha se formado há milhões de anos em razão da decomposição dos seres que compõem o plâncton, decomposição esta causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Assim, esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos.
Composto principalmente por hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, o petróleo é um óleo menos denso que a água, com coloração que pode variar desde o castanho-claro até o preto. Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., são derivados do petróleo.
Por ser a principal fonte de energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque, em 2003. Sem dúvida, a existência de petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país. O combustível se tornou ainda mais valorizado após a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que nasceu com o fim de controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado.
Atualmente, os dez maiores produtores de petróleo do mundo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.